Na metade dos anos 80, depois de ser demitido do cargo de empresário do new Edition, Maurice Starr resolveu criar um novo quinteto. Audições foram feitas em toda Boston, reunindo 500 adolescentes, que desejavam uma vaga no grupo. Dentre eles estava o adolescente Donnie Wahlberg, que rapidamente impressionou Maurice Starr com seu jeito para dança e suas habilidades vocais, tornando-se, assim, o primeiro membro do grupo. Donnie aceitou o cargo de ajudar Starr a procurar outros rapazes para o grupo, e, dentre eles, estava o amigo de seu irmão mais novo, Danny Wood, que também fazia a dança break. Ele então trouxe seu vizinho e colega de colégio, Jordan Knight, que, com uma habilidade vocal incrível, rapidamente foi aceito no grupo. O irmão mais novo de Jordan, Jonathan, foi recomendado a Starr, que imediatamente o aceitou em seu grupo.
Quando o grupo começou a ganhar forma, Mark, irmão mais novo de Donnie, desistiu do posto, pois percebeu que as músicas que o New Kids on the Block eram muito calminhas, se comparadas ao estilo que ele gostava de escutar. Então, um colega de vizinhança e de colégio de Donnie tomou seu lugar, Jaime Kelley. Entretanto, este foi 'demitido' por não possuir disciplina e concentração. Procurando por um tipo de 'Michael Jackson no Jackson Five', Starr substituiu Kelley por Joey McIntyre, um menino de doze anos, que os outros rapazes ficaram receosos de aceitar no lugar de seu amigo.
Com o grupo formado, Starr começou a ensaiar com os meninos depois do colégio e aos finais de semana e assinou um contrato com a Columbia Records. No entanto, a gravadora fez com que o Nynuk, antigo nome do grupo, trocasse seu nome para New Kids on the Block, depois do rap que Donnie havia escrito para seu primeiro álbum.
Em Abril de 1986, a gravadora Columbia Records lançou o primeiro album do New Kids on the Block. Como não atingiu a meta esperada, Starr começou a agendá-los em todos os lugares imaginaveis. Mas Starr não desistiu, fez com que o grupo gravasse um segundo álbum, que, ao contrário do primeiro, ganhou platina triplo e vendeu mais de sete milhões de cópias.
No segundo disco, veio o single de "Please Don't Go Girl", uma balada que foi lançada em 1988. Novamente, a música não emplacou como o esperado, e a Columbia Records pensou seriamente em retirá-los da gravadora. De última hora, uma estação de rádio da Flórida recebeu um pedido, e "Please Don't Go Girl" de repente começou a ser a música mais tocada da rádio. Quando a gravadora percebeu o erro que iria fazer, decidiu manter o grupo e fazer seu máximo para promover o single. Os americanos viram que um novo grupo pop estava surgindo e, rapidamente, a música conseguiu alcançar o décimo lugar do Billboard's Hot 100 Singles Chart, tornando, assim, este o primeiro hit do grupo.
O segundo disco do grupo, Hangin Tough, foi lançado em Setembro. Enquanto o disco não ficava pronto, eles apareceram em diversos programas de televisão, e começaram a abrir os shows da cantora adolescente Tiffany. No final do ano, o segundo single do disco, "You've Got It (The Right Stuff)", foi lançado. Depois que a MTV começou a passar o vídeo em sua programação, a música estourou de vez. No começo de 1989, o grupo lançou seu próximo single, "I'll Be Loving You Forever", que alcançou o primeiro lugar da Billboard em Junho. O New Kids on the Block foi chamado apra abrir o show de Tiffany mais uma vez, mas a situação havia se invertido, e ela foi quem abriu o show.
Mais cinco singles do album 'Hangin Tough' foram lançados, dentre eles, a música 'Hangin Tough' e "Cover Girl". A Columbia Records ainda lançou a música "Didn't I (Blow Your Mind)", do primeiro disco do grupo. No final de 1989, "Hangin Tough" já estava no primeiro lugar da Billboard, e já havia ganhado oito discos de platina. Consequentemente, o new Kids on the Block tornou-se o primeiro grupo adolescente a garantir cinco primeiros lugares com um único disco.
Enquanto isso, o grupo lançou um disco de Natal, "Merry, Merry Christmas", que foi lançado no outono, fazendo com que a música "This One's For The Children" ganhasse Platina dupla nos Estados Unidos. Toda a renda de venda do disco foi doado para a United Cerebral Plasy, a causa preferida do New Kids. "Hangin Tough" ainda ficou 132 semanas no top, e, em Janeiro de 1990, ganhou dois American Music Awards, o de "Melhor Album Pop/Rock" e o de "Melhor Grupo de Pop/Rock".
No começo dos anos 90, o New Kids on the Block era o grupo mais famosos do mundo. Em Maio, eles lançaram mais um disco, "Step By Step", um dos singles mais vendidos do grupo. Seguido de perto estava o single de "Tonight", que ficou no topo dos dez singles mais vendidos. O álbum recebeu platina tripla, vendendo quase vinte milhões de cópias pelo mundo.
O grupo fazia mais ou menos 200 shows por ano, com uma super tour mundial chamada The Magic Summer Tour, apoado pela Coca Cola. O especial pay-per-view do New Kids on the Block foi o mais procurado daquele ano. Durante este período, o grupo tinha tudo que se possa imaginar, 104 produtos licenceados pelo nome NKOTB. Inclua lancheiras, sacolas de dormir, fronhas, lençois, camisetas, bonecos, até um desenho dos kids era passado todos os sábados de manhã, nas ABC. O fã-clube oficial dos Kids tinha mais de mil nomes, e recebia trezentas cartas por dia, aproximadamente cem ligações eram feitas para o Hotline oficial do NKOTB.
No final daquele ano, a Columbia Records lançou o disco "No More Games - The Remix Album", um disco que tinha todos os sucessos dos kids em versão remixada. Donnie foi quem fez os remixes para ser um pouco mais do estilo rap e hip hop. Foi quando trocaram o nome do grupo para "NKOTB".
Em 1991, o grupo estava muito famoso e todas as atenções haviam se voltado para eles. Agora, se chamando de "O General", Starr começou a reforçar a idéia de que ele quem havia escrito e produzido todos os albuns do New Kids on the Block. Sentindo-se meio pressionados, o grupo decidiu-se por não lançar nenhum novo material naquela época, continuando sua turnê pela Europa e Ásia. Naquele verão, Danny Wood e Donnie Wahlberg ajudaram a escrever e produziram o disco de estréia do irmão mais novo de Donnie, Mark, "Marky Mark and the Funky Bunch". O hit "Good Vibrations", do Funky Bunch conseguiu o primeiro lugar e um disco de platina.
A turnê dos kids estava quase terminando, na metade de 1992, quando lançaram a música "If You Go Away". A música atingiu o top 20, mas acumulou o 16º lugar. Mesmo que tenha sido um bom hit, comparado aos outros, não tinha sido grande coisa. Enquanto isso, a mídia ainda estava escandalizada com o fato de o Milli-Vanilli dublar suas músicas. De repente, o New Kids on the Block se viu atingido por todos os lados de acusações de que eles também dublavam. Na mesma hora, a popularidade deles dimuniu um pouco, mesmo com a performance ao vido no The Arsenio Hall Show. Mas o estrago maior já estava feito: como o pop estava sendo substituido pelo rap e pelo grunge, o New Kids on the Block foi perdendo espaço no mundo da música.
Com a popularidade em baixa e com o fato de não serem mais adolescentes, o tipo de música que, um dia, havia colocado o New Kids on the Block no topo, caiu em desuso. O grupo demitiu Maurice Starr e assinou com a Columbia Records. O grupo havia encurtado o nome para "NKOTB" e planejaram um retorno em 1994 com o disco "Face The Music". Entretanto, isso não foi o suficiente para reerguer o grupo, provocando, assim, seu fim em 1994.
O Retorno
Em 26 de Janeiro de 2008, a People Magazine anunciou que o New Kids on the Block planejava uma reunião. Um anúncio era esperado no site oficial desativados dos rapazes, em Fevereiro de 2008. Com o passar dos dias, vídeos com clipes antigos do grupo começaram a ser postados no website do New Kids on the Block. Dentre eles, um video com mensagens como "Milhões de Fãs Aguardam Seu Retorno." e "Você está pronto?" foi lançada no website, sugerindo que uma possível reunião estaria os planos do grupo.
No dia 31 de Março de 2008, a revista People novamente reportou uma mensagem sobre a banda, dizendo que os cinco membros estariam no programa Today, no dia 04 de Abril de 2008.
Como esperado, no começo de Abril, o grupo anunciou seu retorno.
De uma vez por todas, os boatos são realmente verdadeiros.
"The Right Stuff" está - depois de um bom tempo - retornando ao bloco. Graças a Deus, desta vez, também está acontecendo da maneira correta.
New Kids On The Block — agora cinco homens adultos que definitivamente disseram como uma boyband deveria se parecer - está de volta pela primeira vez depois de quase uma década e meia, e está trabalhando duro em seu primeiro álbum desde 1994. Ainda sem título, deve ser lançado aidna neste verão, precedido do primeiro single dos New Kids desde os anos 90, e, para o outono, pretendem uma turnê internacional
Numa tarde de Março, Jordan Knight, Jonathan Knight, Joey McIntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood se reuniram, em um estúdio pequeno e meio antigo em Los Angeles , em forma para celebrar o aniversário do grupo, mas também para criar algo novo e significativo. No final dos anos 80 - começo dos anos 90, enquanto eram adolescentes, o New Kids on the Block tornou-se um fenômeno, vendendo mais de 70 milhões de álbuns - incluindo diversos singles das músicas mais conhecidas, Hangin' Tough, de 1988, e Step By Step, de 1990 — e uma série de outros sucessos, como “You Got It (The Right Stuff), “Cover Girl,” “Didn't I (Blow Your Mind This Time),” “Hangin' Tough,” “I'll Be Loving You,” “Step By Step” and “Tonight” — como também venderam incontáveis números de ingressos de shows, c amisetas, e até lancheiras para as crianças pelo mundo. Na época eram empresariados por Maurice Starr, que já havia trabalhado com o New Edition, os New Kids causaram um tremendo impacto na cultura bem rápido.
“Eu não diria que nós fomos importantes, mas as pessoas dizem que temos nosso lugar na história do pop", diz McIntyre "Nós lemos que... nós começamos as boybands como Backstreet Boys e N'SYNC. E, de alguma forma, esses grupos tinham um pouco de nós com eles. Eles nos fizeram ficar mais novos na geração deles. Mas ei, e o New Edition? Não haveria New Kids on the Block sem eles. E, é claro, o Jackson Five começou o New Edition. Então acho que nós fomos realmente a primeira boyband de garotos brancos.”
Nos dias de hoje, quatro dos cinco Kids possuem filhos, como carreiras e vidas próprias. então a idéia de reunir a banda foi uma adulta, talvez divertida, decisão que eles tomam como séria. É por isso que nos dias de hoje - mesmo com a assistência de um grande time, incluindo o Interscope Records e o Azoff Management, são os kids originais que tomaram o rumo de seus próprios destinos com a música nova que eles encontraram em si.
“Não somos garotos, agora somos caras, " Donnie Wahlberg diz com um sorriso entre uma pausa nas gravações, que começaram no inverno passado e foram até o começo da primavera. Esperançoso de conseguir uma sorte com a reunião do New Kids On The Block, Wahlberg – que possui sucesso considerável trabalhando como ator – garante que ele não possui nenhum interesse no dinheiro que vêm do nome dos Kids "Tivemos tantas ofertas com o passar dos anos, mas nós sempre protegemos nosso nome” ele diz “Nós nunca vendemos a casa dos New Kids pra ninguém. Antes de nos reunirmos em um estúdio para gravar, em Orlando, há dois meses atrás, nunca estive no mesmo cômodo que esses quatro caras há quinze anos.”
E esta hora é que os meninos - agora homens - mudaram.
“Nós tomamos a frente de sair procurando uma gravadora ou qualquer pessoa," McIntyre explica "Nós começamos a gravar porque queríamos e porque nós sentíamos que estávamos prontos. Começamos do zero, só nós."
O novo álbum do novo New Kids album estava realmente faiscando enquando Wahlberg estava em Nova Iorque para prova de figurino do filme Righteous Kill quando se viu vivendo outro sonho de vida atuando em um filme com seus grandes heróis do mundo cinematográfico, Robert DeNiro e Al Pacino, assim como 50 Cent. Se encontrando novamente "no pedaço", Wahlberg visitou o escritório de seu advogado musical, que lhe entregou uma fita demo de uma jovem cantora-compositora chamada Nazeree. Desde os dias de New Kids — a de qua ndo produzia músicas para seu irmão Mark no Marky Mark and The Funky Bunch – Wahlberg recebeu montanhas de demos naquela época e ele abandonou as ofertas sem nenhuma expectativa.
Colocando o cd enquanto dirigia há alguns dias depois, Wahlberg escutou duas músicas que o deixaram muito interessado "Eu estava de carro no meu aniversário, em Boston, e então escutei," ele lembra "A primeira música se chamava ..Click, Click, Click e, desde o momento que havia começado, eu fiquei encantado. Fiquei esperando que aquela criança terminasse a música, mas ele nunca o fez. Não só isso - na hora eu vi que o Joey McIntyre iria gostar, Jordan Knight iria amar gravá-la. A música toca nossas sensibilidades, mas eles são totalmente diferentes. Era hip-hop e honesto demais para mim. Era muito triste para o Jordan e pop e deprimente demais para o Joe. Eu passei as horas seguintes dando carona para as pessoas, tocando a música s em parar. Eles disseram... 'Essa música é sua?'. Eu disse: 'Não ainda'.
Depois de anos sem nenhuma reunião, Wahlberg de repente se sentiu energizado e dirigiu até a casa de Jordan Knight e tocou as músicas para ele. "Eu disse a ele... Jordan, essa pode ser a hora." Jordan escutou 'Click, Click, Click' e amou. Ele mandou um email para o Joe, e a mesma reação - até a esposa dele chorou. Então coloquei um ok no meu livro e então começamos.”
O que havia começado era mais uma missão do que um retorno.
“Vê, o que eu descobri é que o respeito próprio que eu ganhei sendo ator foi mais difícil do que na música," Wahlberg explica "Parte do que éramos era pré-fabricado - a máquina New Kids só começou porque tínhamos alguém grande por trás. Maurice Starr era o cara por trás do sucesso todo, mas nós estávamos lá desde o começo. Então pelos anos afora, eu de vez em quando me perguntava se eu gostaria de ter a experiência de grupo com aquele sentimento de respeito próprio - com talvez a fama e a histeria, então não é só tentando alguma coisa de volta, mas tentando algo realmente bacana.”
Nos meses que se seguiram, Wahlberg e os outros kids colaboraram com Nazaree, que era fã dos New Kids desde a infância, assim como outros produtores incluindo Bryan-Michael Cox, Emanuel Kiriakou, RedOne e Fernando, no novo álbum que relembra a alma melódica do New Kids com um hip hop mais moderno.
“Donnie tinha razão,” McIntyre explica. “A nova música que estamos fazendo está incrível, dando todo aquele clima de nostalgia dos bons tempos.”
Com o fim da banda no começo da metade dos anos 90, McIntyre explica “Nós estávamos cansados, o que nos aconteceu foi um cansaço absurdo depois de anos trabalhando duro, e ninguém realmente sabia como era isso. Nós estávamos aprendendo quando estouramos. Um monte de grupos hoje sabem como moldar e planejar de acordo. Não começamos com a idéia de que, em dois anos, estaríamos lotando estádios. Então no final das obrigações de turnê em 1992, nós só queríamos ir pra casa. Nós tiramos um descanso e, neste meio tempo, o grunge surgiu com tudo. Rock & Roll havia voltado. Nós nunca rebatemos, tivemos sorte de conseguir seguir mais um pouco. Naquele ponto, nós nunca íamos segurar uma conferência de imprensa, porque ninguém ligava mesmo.”
“São as coisas sendo uma boyband." Wahlberg diz "Em algumas horas, nós estivemos muito mais no controle que as pessoas jamais poderiam imaginar. Mas, de algumas formas, você não pode controlar nada.”
No estúdio hoje, todos os cinco ficam feliz de poderem contribuir com alguma coisa.
“Acho que o que nos uniu foi o fato de que, primeiramente , éramos amigos acima de tudo." Mcntyre explica "Não era um programa de tv. Não era questão de negócios primeiro, nem em segundo plano. Isso de negócios veio em último plano. E, no final, continuamos sendo amigos e não nos julgamos demais, o que seria frustrante. Depois de quase 20 anos, nós ainda estamos juntos, nos divertindo. É diferente agora, é um pouco mais planejado e mais profissional, mas ainda somos um monte de caras que gostam do que estão fazendo e querem que todos os shows sejam os melhores.”
Agora os cinco kids estão juntos e planejando botar o pé na estrada com um novo show, e reviver os antigos sucessos não é o bastante, "Não, nós queremos que isso seja uma redenção, mas não para nós" Wahlberg explica "Queremos que seja algo bacana para as fãs. Quero que eles se sintam entertidas, felizes com algo especial. Só quero que fiquem satisfeitas com algo que sempre desejaram com todo o fervos todos esses anos - que acalme seus corações e que valha a pena quando virem que é algo que tornou-se realidade.”
Sem nenhum erro. O propósito do New Kids é tocar os hits familiares com alguns novos hits também. "Nossas músicas antigas são sempre bem vindas - são muito bacanas - mas vai ser divertido num show ao vivo. As pessoas vêm para escutar aquela música, então vamos cantar com basicamente o mesmo som. Não estamos fazendo um som com versão reggae de nossos três grandes sucessos porque, quando vi isso, me desanimou. Mesmo que eu estivesse... me assusta. Nós temos algo como dez top hits, o que é incrível. Então se tocarmos essas cinco e mais cinco novas músicas, nós teremos algo como o inferno de show. Nós damos às pessoas o que elas realmente querem ouvir."
Então como será um show do New Kids On The Block em 2008?
“Nós ainda somos jovens, nós ainda somos quentes." McIntyre responde com uma risada "Nossos fãs tem entre 25 e 35 anos agora porque eram bem pequenos naquela época. Elas continuam atraentes, e muito bacanas. Então será uma noite das garotas. Sei que minha esposa estará controlando todos os meus passos, mas ainda assim será legal."
Sim, está foi uma espera bem longa, mas não será mais tão longa.
“A bola de neve está ficando bem grande.” McIntrye adiciona e seus quatro antigos amigos retornam ao trabalho "E está alcançando e caindo do topo da montanha agora."
New Kids on the Block
Depois do breve retorno das Spice Girls, outro fenômeno adolescente ensaia um revival. Os agora quase quarentões do New Kids on the Block farão uma apresentação especial no programa “Today Show”, do canal de TV norte-americano NBC, na manhã de sexta-feira (4). Segundo o site da revista "People", Joey McIntyre, Donnie Wahlberg, Danny Wood e os irmãos Jordan e Jonathan Knight resolveram reunir a boy band para comemorar os 20 anos do álbum “Hangin' Tough”. Foi esse o disco responsável pela explosão da banda teen no final dos anos 80, graças a hits como “You got it (The right stuff)”, “Cover girl”, além da música que dá nome ao álbum. Para além da aparição na TV, ainda não informações sobre se o grupo voltará a se apresentar nos palcos em uma turnê.
Os New Kids on the Block venderam mais de 50 milhões de álbuns e até hoje são considerados um dos precursores da fórmula das boy bands, que teve como seguidores grupos como N’Sync e Backstreet Boys. A banda americana chegou ao fim em 1994, depois de lançar sete discos. Atualmente, Jonathan, de 39 anos, trabalha em uma construtora e os outros “garotos do quarteirão” seguem envolvidos na carreira artística. Donnie, agora com 38, virou ator, mas não chega a fazer tanto sucesso quanto o irmão caçula, Mark Wahlberg. Joey, de 35, segue numa tímida carreira solo, enquanto Danny, de 38 trabalha como produtor musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário